EduCom+TIC 2

MÓDULO 2

GESTÃO ESCOLAR E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO


Atividade 8: Discutindo as Metas do PNE



Sua escola recebeu ou está recebendo equipamentos tecnológicos, como lousas digitais, netbooks, computadores e projetores multimídia, com o objetivo de serem utilizados como ferramentas pedagógicas. Neste módulo, dentre outros temas, aprendemos sobre as principais metas do Plano Nacional de Educação e conhecemos o Observatório do PNE. 

Você, sendo professor (a), como percebe e colabora com a relação entre as tecnologias da informação e comunicação, e as metas do Plano Nacional de Educação?

Participe do fórum refletindo sobre o tema e não se esqueça de citar exemplos de ações (se as tiver) que você ou outros professores realizaram na escola, utilizando os recursos disponíveis, que colaboram com as metas do PNE.


A era digital se traduz por inovações que provocam mudanças nos comportamentos dos indivíduos de uma forma geral e a Escola está obviamente neste cenário e precisa se contextualizar para dar conta dos desafios que se apresentam em termos de educação.

O Plano Nacional de Educação - 2014-2024 tem 10 Diretrizes e 20 Metas que se traduzem em grandes desafios tanto para o Governo quanto para os indivíduos diretamente envolvidos com a Educação.
           
Como Professora, procuro a partir de minhas práticas pedagógicas, integrar os conhecimentos dos meus componentes curriculares às tecnologias da informação e comunicação explorando-as na rotina escolar efetivamente e, sempre que possível, desenvolver trabalhos de forma interdisciplinar priorizando a participação dos alunos no processo de aprendizagem, mediando as propostas de trabalho e investindo no potencial de cada um incentivando-os na caminhada de forma autônoma e proativa.

As TIC’s apoiam o processo de aprendizagem despertando o interesse dos alunos e facilitando a compreensão das informações específicas dos componentes, não de forma isolada, mas contextualizada e abrangente sendo que a utilização das mesmas promove um ambiente atualizado e atraente no contexto escolar.

Acredito que dessa forma contribuo significativamente com as Metas do PNE e também por me comprometer com o investimento em novos conhecimentos que promovem atualização constante através da formação continuada, a qual possibilita compreender a necessidade de um profissional atuante e que faz a diferença para a conquista de uma educação de qualidade.




EDUCAÇÃO E PESQUISA

Atividade 9: Compartilhando experiências ... Pesquisa Digital


 

Como você utiliza a pesquisa digital na escola?
 
Quais os benefícios que percebe em atividades de pesquisa?

Quais as maiores dificuldades encontradas?



Desde o segundo semestre de 2013 estou trabalhando com o Ensino Médio Curso Normal - Magistério, nos componentes curriculares Didática da Educação Física e Educação Física e percebo a necessidade de incentivar e oportunizar a utilização de recursos tecnológicos no Curso, pois a maioria dos Professores não utilizam de forma efetiva as TDIC’s. Então, procuro explorar o máximo que posso nas minhas propostas pedagógicas. A pesquisa digital é solicitada, incentivada, orientada e acompanhada sempre com princípios educativos, inclusive através dos endereços digitais criados para os componentes acima citados.

Utilizo frequentemente o LABIN da Escola, pois alguns alunos ainda não têm computador ou internet em casa.  Percebo muitos benefícios através das propostas de pesquisa digital a começar pelo acesso às TDIC’s no contexto escolar, o que implica em questões de inclusão digital; também o entusiasmo e o interesse dos alunos pelas propostas, que muitas vezes são simples, porém estão contextualizadas e conectadas com seus interesses tecnológicos; a troca de informações e conhecimentos em tempo real faz com que os alunos colaborem uns com os outros compartilhando informações e contribuindo de forma significativa na resolução de problemas e construção de conhecimentos além da sala de aula. 

Numa perspectiva otimista e entusiasta procuro driblar os obstáculos e dificuldades encontrados no decorrer das propostas com bom humor, sempre lembrando das palavras proatividade e resiliência. Destaco a falta de disponibilidade do LABIN, mas consigo com o responsável pelo horário escolar acomodar meus períodos de forma a permitir aos alunos o acesso durante as aulas; sensibilizar os alunos da importância da navegação consciente e objetiva, ou seja, focar no que estão fazendo e desenvolver trabalhos com qualidade dentro de padrões esperados inovando e construindo e não apenas reproduzindo, copiando e colando. 

Acredito que tenho conquistado bons resultados e contribuído no processo de aprendizagem dos meus alunos de forma significativa através da utilização de diferentes recursos tecnológicos da era digital e também aprendido muito com as novidades que surgem a cada dia e com o investimento em novos conhecimentos, tendo assim mais competência para desenvolver um trabalho de qualidade.








ACESSE 





WEBTECA


REDES SOCIAIS

A Rede Social é uma estrutura que inter-relaciona empresas ou pessoas, que estão conectadas pelas mais diversas relações. Cada qual se relaciona de acordo com as suas preferências e particularidades. Trata-se de uma ligação social e conexão entre pessoas. Outra característica interessante das Redes Sociais é a facilidade da democratização e compartilhamento das informações, de conhecimento e interesses entre as pessoas. O conceito de Rede Social se refere a Antropologia e Sociologia, matérias estas que estudam o comportamento da sociedade.

http://www.infoescola.com/sociedade/redes-sociais-2/



OBSERVATÓRIO DO PNE

O Observatório do PNE é uma plataforma online que tem como objetivo monitorar os indicadores referentes a cada uma das 20 metas do Plano Nacional de Educação (PNE) e de suas respectivas estratégias, e oferecer análises sobre as políticas públicas educacionais já existentes e que serão implementadas ao longo dos dez anos de vigência do Plano. A ideia é que a ferramenta possa apoiar gestores públicos, educadores e pesquisadores, mas especialmente ser um instrumento à disposição da sociedade para que qualquer cidadão brasileiro possa acompanhar o cumprimento das metas estabelecidas.

http://www.observatoriodopne.org.br/sobre-observatorio


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