21 jun. 2016
1º Encontro em Pântano Grande - RS
1º Encontro em Pântano Grande - RS
Biblioteca Pública
Neste dia foi apresentada a proposta e
explicado o convênio entre o Governo do Estado e a empresa Google.
Os participantes localizaram as contas do @educar.rs.gov.br
Acesso aos recursos de alguns dos variados aplicativos da Google.
O convênio firmado entre o Governo do RS e a Google "disponibilizou aos professores espaço ilimitado na nuvem e a possibilidade de ter uma sala de aula virtual para trabalhar com seus alunos."

"Funcionalidades de Google Apps for Education"
Promovido pela 6ª CRE, executado pelo NTE
Professores I.E.E.Ernesto Alves
Carla Rosa Fernanda Silveira Joelma Oliveira Roberta Souza Sislaine Saraiva
Carla Rosa Fernanda Silveira Joelma Oliveira Roberta Souza Sislaine Saraiva
ENSINO HÍBRIDO

Entenda o que é o ensino híbrido e como colocá-lo em prática

O QUE É: também
chamado de blended learning, o método alterna momentos em que o aluno
estuda sozinho - em geral em ambiente virtual - e em grupo, quando
interage com seus colegas e o professor. "O cerne é a personalização do
ensino. Buscamos diferentes ferramentas - não somente as tecnológicas -
para suprir as necessidades do aluno contemporâneo", explica Adolfo
Tanzi Neto, consultor pedagógico e de pesquisas da Fundação Lemann.
COMO FAZER: há
diversas maneiras de adotar o ensino híbrido. Um recurso que vem sendo
bastante usado é a rotação. O professor divide a sala de aula em várias
estações com atividades diferentes, mas que se complementam. Pelo menos
uma delas propõe o uso de plataforma digital. O aluno deve passar por
todas as estações ao longo da aprendizagem de determinado conteúdo. "Ele
deve ser protagonista e buscar o conhecimento segundo seus próprios
interesses", explica Ailton Luiz Camargo, professor de história do
Colégio Objetivo Sorocaba e da rede municipal de Iperó (SP). Nesse
sentido, o professor também deve assumir um novo papel. "Ele deixa de
ser a primeira fonte de informação e conhecimento e passa a ser o mentor
que guia a aprendizagem dos alunos", diz Mario Junior Mangabeira,
coordenador da gerência de formação do projeto Educopédia.
DIFICULDADES:
para quem começa a trabalhar com o ensino híbrido, há dois grandes
desafios: a falta de ferramentas tecnológicas educacionais adaptativas
em português - a maior parte está disponível apenas em inglês - e a
limitação de escolas conectadas à internet. De acordo com o Censo
Escolar, apenas 50% delas têm acesso à internet. Para Adolfo, no
entanto, esse não deve ser um impedimento, já que o ensino híbrido vai
muito além da tecnologia. "Podemos começar a mudar os espaços dentro da
sala de aula, o papel do professor e incentivar a autonomia para uma
aprendizagem mais personalizada do aluno, sem tecnologias digitais."
Mario lembra também que o sucesso da aplicação do ensino híbrido envolve
a mudança nos currículos e referenciais, na organização do tempo e do
espaço escolar e nos equipamentos disponíveis na sala de aula.
NA PRÁTICA:
o Colégio Dante Alighieri, em São Paulo (SP), é uma das escolas
participantes do projeto Ensino Híbrido, realizado pela Fundação
Lemann. O Dante utiliza o aplicativo Mindjet, cuja proposta dos
professores em utilizá-lo para incentivar os alunos a trabalhar, dentro e
fora de sala de aula, com mapas mentais resultou na obtenção do título
Apple Distinguished Education (ADE). O pensamento é organizado a partir
de palavras-chave e recursos como imagens e vídeos. A base do projeto é o
conceito de sala de aula invertida (que integra o conceito de ensino
híbrido), em que o aluno é estimulado a ter um conhecimento prévio do
assunto antes da explicação do professor. O resultado do projeto da
Fundação Lemann deve ser divulgado em 2015 em uma plataforma gratuita
onde será possível acessar dicas práticas e fundamentações teóricas.
http://revistaeducacao.com.br/textos/211/ensino-hibrido-dois-em-um-330335-1.asp
http://www.fundacaolemann.org.br/ensino-hibrido/
Tecnologia conectando alunos e professores em busca do melhor aprendizado
Ensino conectado à vida contemporânea
Cada vez mais, a sala de aula precisa se
adaptar a rotinas ligadas à tecnologia. O Ensino Híbrido envolve a
utilização das tecnologias com foco na personalização das ações de
ensino e de aprendizagem, apresentando aos educadores formas de integrar
tecnologias digitais ao currículo escolar. Além disso, essa abordagem
apresenta práticas que integram o ambiente online e presencial, buscando
que os alunos aprendam mais e melhor!
A Fundação Lemann e o Instituto Península
trabalham juntos para desenvolver cursos e diversos conteúdos sobre
Ensino Híbrido, abordando desde a otimização do espaço escolar até
estratégias eficazes para verificação de aprendizagem. Além dos cursos online, o livro "Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação" apresenta
nossas contribuições para professores que querem inovar, integrando as
tecnologias digitais ao dia a dia de sua sala de aula.
O Ensino Híbrido propõe:
- Maior engajamento dos alunos no aprendizado
- Melhor aproveitamento do tempo do professor
- Ampliação do potencial da ação educativa visando intervenções efetivas
- Planejamento personalizado e acompanhamento de cada aluno
- Oferta de experiências de aprendizagem que estejam ligadas às diferentes formas de aprender dos alunos
- Aproximação da realidade escolar com o cotidiano do aluno.
http://www.fundacaolemann.org.br/ensino-hibrido/
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