Google Apps for Education 1


21 jun. 2016

1º Encontro em Pântano Grande - RS
Biblioteca Pública

Neste dia foi apresentada a proposta e
explicado o convênio entre o Governo do Estado e a empresa Google.

Os participantes localizaram as contas do @educar.rs.gov.br

Acesso aos recursos de alguns dos variados aplicativos da Google.


O convênio firmado entre o Governo do RS e a Google "disponibilizou aos professores espaço ilimitado na nuvem e a possibilidade de ter uma sala de aula virtual para trabalhar com seus alunos."








"Funcionalidades de Google Apps for Education"



Promovido pela 6ª CRE, executado pelo NTE


Professores I.E.E.Ernesto Alves

Carla Rosa Fernanda Silveira Joelma Oliveira Roberta Souza Sislaine Saraiva  







ENSINO HÍBRIDO

Entenda o que é o ensino híbrido e como colocá-lo em prática




O QUE É: também chamado de blended learning, o método alterna momentos em que o aluno estuda sozinho - em geral em ambiente virtual - e em grupo, quando interage com seus colegas e o professor. "O cerne é a personalização do ensino. Buscamos diferentes ferramentas - não somente as tecnológicas - para suprir as necessidades do aluno contemporâneo", explica Adolfo Tanzi Neto, consultor pedagógico e de pesquisas da Fundação Lemann.

COMO FAZER: há diversas maneiras de adotar o ensino híbrido. Um recurso que vem sendo bastante usado é a rotação. O professor divide a sala de aula em várias estações com atividades diferentes, mas que se complementam. Pelo menos uma delas propõe o uso de plataforma digital. O aluno deve passar por todas as estações ao longo da aprendizagem de determinado conteúdo. "Ele deve ser protagonista e buscar o conhecimento segundo seus próprios interesses", explica Ailton Luiz Camargo, professor de história do Colégio Objetivo Sorocaba e da rede municipal de Iperó (SP). Nesse sentido, o professor também deve assumir um novo papel. "Ele deixa de ser a primeira fonte de informação e conhecimento e passa a ser o mentor que guia a aprendizagem dos alunos", diz Mario Junior Mangabeira, coordenador da gerência de formação do projeto Educopédia.

DIFICULDADES: para quem co­meça a trabalhar com o ensino híbrido, há dois grandes desafios: a falta de ferramentas tecnológicas educacionais adaptativas em português - a maior parte está disponível apenas em inglês - e a limitação de escolas conectadas à internet. De acordo com o Censo Escolar, apenas 50% delas têm acesso à internet. Para Adolfo, no entanto, esse não deve ser um impedimento, já que o ensino híbrido vai muito além da tecnologia. "Podemos começar a mudar os espaços dentro da sala de aula, o papel do professor e incentivar a autonomia para uma aprendizagem mais personalizada do aluno, sem tecnologias digitais." Mario lembra também que o sucesso da aplicação do ensino híbrido envolve a mudança nos currículos e referenciais, na organização do tempo e do espaço escolar e nos equipamentos disponíveis na sala de aula.

NA PRÁTICA: o Colégio Dante Alighieri, em São Paulo (SP), é uma das escolas participantes do projeto Ensino Híbrido, realizado pela Fundação Lemann. O Dante utiliza o aplicativo Mindjet, cuja proposta dos professores em utilizá-lo para incentivar os alunos a trabalhar, dentro e fora de sala de aula, com mapas mentais resultou na obtenção do título Apple Distinguished Education (ADE). O pensamento é organizado a partir de palavras-chave e recursos como imagens e vídeos. A base do projeto é o conceito de sala de aula invertida (que integra o conceito de ensino híbrido), em que o aluno é estimulado a ter um conhecimento prévio do assunto antes da explicação do professor. O resultado do projeto da Fundação Lemann deve ser divulgado em 2015 em uma plataforma gratuita onde será possível acessar dicas práticas e fundamentações teóricas.

http://revistaeducacao.com.br/textos/211/ensino-hibrido-dois-em-um-330335-1.asp 



Tecnologia conectando alunos e professores em busca do melhor aprendizado

Ensino conectado à vida contemporânea

 

Cada vez mais, a sala de aula precisa se adaptar a rotinas ligadas à tecnologia. O Ensino Híbrido envolve a utilização das tecnologias com foco na personalização das ações de ensino e de aprendizagem, apresentando aos educadores formas de integrar tecnologias digitais ao currículo escolar. Além disso, essa abordagem apresenta práticas que integram o ambiente online e presencial, buscando que os alunos aprendam mais e melhor!
A Fundação Lemann e o Instituto Península trabalham juntos para desenvolver cursos e diversos conteúdos sobre Ensino Híbrido, abordando desde a otimização do espaço escolar até estratégias eficazes para verificação de aprendizagem. Além dos cursos online, o livro "Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação" apresenta nossas contribuições para professores que querem inovar, integrando as tecnologias digitais ao dia a dia de sua sala de aula.

O Ensino Híbrido propõe:
  • Maior engajamento dos alunos no aprendizado
  • Melhor aproveitamento do tempo do professor
  • Ampliação do potencial da ação educativa visando intervenções efetivas
  • Planejamento personalizado e acompanhamento de cada aluno
  • Oferta de experiências de aprendizagem que estejam ligadas às diferentes formas de aprender dos alunos
  • Aproximação da realidade escolar com o cotidiano do aluno.

http://www.fundacaolemann.org.br/ensino-hibrido/

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