6ª COORDENARIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO
ENSINO MÉDIO CURSO NORMAL
Professoras/Tutoras: Mariluci Trinks, Graziela Lazzari e Lene Leros
CURSO ELABORAÇÃO DE PROJETOS E EDUCOMUNICAÇÃO - 2 EDIÇÃO
"EMPREENDEDORISMO VOLTADO À EDUCAÇÃO"
MÓDULO I
APRESENTAÇÃO
Olá!
Sou a Professora Carla Mª Pinho da Rosa, do Instituto Estadual de Educação Ernesto Alves, Rio Pardo - RS.
Minha graduação é em Educação Física. Tenho pós-graduação em Educação Interdisciplinar e Orientação Escolar. E, especialização em Mídias na Educação.
Neste ano estou trabalhando com o Ensino Médio Curso Normal - EMCN onde sou titular dos componentes curriculares Didática da Educação Física, Educação Física e Seminário Integrado. Também com o Projeto Informática Educativa para o EMCN e o Curso Normal Aproveitamento de Estudos - CNAE (pós médio/noturno). Além desses, tenho a Supervisão de Estágio do EMCN - Educação Física e sou instrutora do Corpo Coreográfico, da Banda dos Dragões Mirim.
Estou com o Curso Normal desde 2013 e com a Banda dos Dragões desde 2011. No Instituto Ernesto Alves, desde 2002. No Estado, desde 2000.
Participar novamente do Curso Elaboração de Projetos e Educomunicação é ter a oportunidade de adquirir novos conhecimentos através de novas interações e desafios. Além de servir como elemento motivador para a realização de práticas pedagógicas mais significativas no Seminário Integrado.
Desejo a todos um excelente Curso!
Abraços
EMPREENDEDORISMO JOVEM: DA ESCOLA PARA O MERCADO DE TRABALHO
Acredito que, para a maioria das escolas, o tema empreendedorismo é uma novidade e se traduz como um desafio a ser compreendido e superado, pois as práticas pedagógicas, até então, não estavam voltadas para esta realidade. O texto traz informações importantes sobre as características de um empreendedor e sabe-se que nos Projetos Pedagógicos - PP das Instituições, algumas delas são contempladas na teoria, mas na prática muitas vezes esquecidas. Desenvolver projetos voltados a este tema na escola necessita de um desprendimento da educação tradicional e um olhar diferenciado ao processo de aprendizagem. É preciso oportunizar espaços onde os alunos possam interagir e aprender uns com os outros, bem como aprender a compreender as necessidades que os indivíduos têm na individualidade e coletividade. Talvez não seja uma tarefa fácil, mas possível se desejada e acolhida pelos envolvidos que acreditam numa nova postura e visão relativas ao processo de ensino e aprendizagem. Numa perspectiva inovadora a escola necessita criar espaços para os alunos se descobrirem empreendedores, incentivando-os diariamente na formação escolar através de propostas desafiadoras e instigadoras tirando-os da zona de conforto e levando-os a acreditarem que são capazes de criar, produzir, inovar e fazer a diferença no seu próprio contexto ou em outros. Penso que num primeiro momento, é preciso desmistificar a ideia de que a palavra empreendedorismo está diretamente e somente ligada à lucratividade. Acredito na possibilidade do empreendedor numa dimensão mais significativa, ou seja, voltado ao bem estar e felicidade dos indivíduos o que oportunizaria uma flexibilização do termo na escola. Assim, a sala de aula seria um berçário de novos talentos que contribuiriam positivamente para o desenvolvimento de diferentes contextos de forma inovadora.
MÓDULO II
TDIC`S NA ESCOLA
TDIC`s podem contribuir de forma significativa no processo de aprendizagem dos alunos principalmente quando utilizadas com a metodologia de projetos, pois alunos e professores precisam adotar novas posturas mediante a construção de novos conhecimentos. Necessitam desacomodar-se e buscar constantemente novas aprendizagens para obterem resultados satisfatórios. Sabe-se que a utilização da TDIC`s no processo de ensino e aprendizagem nas escolas enfrenta algumas dificuldades, mas que gradativamente vem superando obstáculos e oportunizando realidades mais contextualizadas e significativas.
RODA DE CONVERSA
No decorrer da Roda de Conversa, percebi que há necessidade de ampliar a compreensão sobre a palavra empreendedorismo, pois existem divergências sobre o conceito e utilização da mesma. Concordo com o colega Jeferson Teixeira quando destaca a resistência de muitos professores quanto ao trabalho com projetos bem como o esforço de alguns para utilizar a metodologia de projetos para construir novas e significativas aprendizagens no contexto escolar na tentativa de qualificar ainda mais o processo de ensino e aprendizagem do Instituto Estadual de Educação Ernesto Alves. Muitos desafios a serem superados! Alunos, professores e coordenadores pedagógicos necessitam acreditar na possibilidade de inovar e fazer diferente para dar significado. Prevalece a esperança e desejo de conquista!
MÓDULO III
- Projetos destacados
6 º COORDENADORIA REGIONAL DE
EDUCAÇÃO
INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
ERNESTO ALVES - IEEEA
ENSINO MÉDIO CURSO NORMAL - EMCN
RIO PARDO - RS
A MEDIAÇÃO DE
LEITURA COMO PRÁTICA
EMPREENDEDORA NO CONTEXTO ESCOLAR
ALUNAS: Ariane
J. de Brum Silva, Érica T. dos Santos, Natalia Baierle Duarte e Wuliana Lopes
Konzen
ORIENTADORA: Carla Maria Pinho da Rosa
PROBLEMA: Como incentivar a
leitura e sensibilizar para a importância da mesma no processo de aprendizagem
no contexto escolar?
OBJETIVO PRINCIPAL: Despertar e incentivar
o interesse das crianças pela leitura, fazendo com que as mesmas criem o hábito
de ler semanalmente no contexto escolar e também nas suas casas.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
·
Destacar que a leitura pode oportunizar
interações divertidas e diferenciadas através de brincadeiras e sessões
historiadas, onde a imaginação e a criatividade se transformam em elementos
importantes e significativos no processo de aprendizagem;
·
Fortalecer a ideia de que é preciso
desde cedo valorizar a leitura, para que a mesma continue na adolescência e
estenda-se à vida adulta, através da parceria do Ensino Médio Curso Normal,
Escola e Família;
·
Exploração da Biblioteca e diferentes
contextos do Instituto de Educação Ernesto Alves para práticas de mediação de
leitura.
JUSTIFICATIVA: Justifica-se o projeto pelo interesse em
realizar a mediação de leitura no contexto do Instituto Estadual de Educação
Ernesto Alves para os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos
Iniciais e assim contribuir para o desenvolvimento do hábito de ler desde os
primeiros anos escolares.
LER FAZ BEM!
LEIA PARA AS CRIANÇAS!
HIGIENE
BUCAL NOS ANOS INICIAIS
ALUNAS:
Gabrieli Pereira, Karolina
Palhares e Vanessa Rodrigues

ORIENTADORA: Carla Maria Pinho da Rosa
PROBLEMA: Como
sensibilizar as professoras do Ensino Fundamental Anos Iniciais do Instituto
Estadual de Educação Ernesto Alves a levarem seus alunos para escovar os
dentinhos após o lanche?
OBJETIVO PRINCIPAL: Atuar na escola promovendo ações de
educação preventiva, conscientizando os alunos do Ensino Fundamental Anos
Iniciais da importância em manter a dentição e a boca saudável, visando a
melhoria na qualidade da saúde bucal dos alunos, gerando melhor qualidade de vida
e bem estar geral.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
· Apresentar
as maneiras corretas para a escovação e prevenção de doenças através de
interações na sala de aula;
·
Sensibilizar para a importância da
escovação após o lanche escolar com práticas efetivas no contexto escolar;
·
Estimular a participação dos professores
e alunos no processo de mudanças e hábitos saudáveis através de diferentes
ações lúdicas.
JUSTIFICATIVA: Justifica-se
o projeto de pesquisa pelo interesse em sensibilizar professores e alunos da
Instituição de Ensino Ernesto Alves da importância da higiene bucal desde cedo
e incentivá-los a praticarem a mesma após os lanches no contexto escolar.
A HIGIENE BUCAL CONTRIBUI PARA UMA
VIDA SAUDÁVEL
E UM LINDO SORRISO NO ROSTO!
PRATIQUE E INCENTIVE SEUS ALUNOS!
REUTILIZAÇÃO
DE PET’S COMO PRÁTICA SUSTENTÁVEL
E EMPREENDEDORA NA CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS
PEDAGÓGICOS
ORIENTADORA: Carla Maria Pinho da Rosa
PROBLEMA: A reutilização do PET pode
contribuir na construção de materiais pedagógicos para serem utilizados no
processo de ensino e aprendizagem das crianças?
OBJETIVO PRINCIPAL: O principal objetivo do
trabalho é reutilizar a PET para a construção de diferentes e variados
materiais pedagógicos, juntamente com os alunos do Ensino Fundamental Anos
Iniciais com o intuito de que os mesmos contribuam no processo de ensino e
aprendizagem.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
·
Confecção de brinquedos pedagógicos com PET`s para utilizar com os
alunos nas aulas de Educação Física;
·
Oficinas para construção de materiais de contagem para serem
utilizados nas aulas de Matemática;
·
Construção de porta trecos e lixeiras para serem utilizados
durante as aulas evidenciando a importância da organização pessoal e também dos
cuidados com o lixo.
JUSTIFICATIVA: Justifica-se o trabalho pelo interesse em sensibilizar as crianças para
as questões ambientais e pedagógicas através do reaproveitamento de PET`s, as
quais são descartadas em grandes quantidades tanto na escola quanto nas
residências dos alunos.
PRÁTICAS DESPORTIVAS NO ENSINO
FUNDAMENTAL
ANOS INICIAIS: DESAFIOS E
POSSIBILIDADES NO 5º ANO
ALUNA: Clariana França dos Santos
ORIENTADORA: Carla Maria Pinho da Rosa
PROBLEMA: Como oportunizar práticas desportivas que visem a iniciação
no Ensino Fundamental Anos Iniciais, 5º (quinto) ano sendo que os alunos não
têm previsto no Plano de Estudos da Educação Física a prática de desportos com
ênfase às Regras Oficiais, mas os solicitam no decorrer das aulas?
OBJETIVO PRINCIPAL: Oportunizar práticas
orientadas e dirigidas, através de trabalho voluntário ou projeto na Educação
Física que visem a iniciação desportiva no 5º (quinto) ano do Ensino
Fundamental Anos Iniciais uma vez que há interesse dos alunos em aprender desde
esse ano sobre os principais desportos praticados no contexto escolar
sobressaindo-se a necessidade no decorrer das aulas do desenvolvimento dos
conhecimentos dos mesmos.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
·
Apresentar as Regras Oficiais básicas no decorrer das aulas
de Educação Física para que os alunos pratiquem os desportos conscientes de que
os mesmos têm uma organização própria que os caracterizam;
·
Incentivar a prática de diferentes
desportos desde o 5º ano para que os alunos cheguem no Ensino Fundamental Anos
Finais, 6º (sexto) com melhor domínio dos conhecimentos, competências e
habilidades básicos dos principais desportos oferecidos no Plano de Estudos do
Curso;
·
Planejar propostas que envolvam
grandes jogos, pré-desportivos baseados nas metodologias lúdica, dialética e
demonstrativa para despertar o interesse dos alunos pelos diferentes
conhecimentos do Plano de Estudos da Educação Física;
·
Descobrir e aprimorar talentos
esportivos dos alunos com a finalidade de desenvolver o gosto pela prática
regular de esportes;
·
Planejar e realizar jogos entre as
turmas para que os alunos apliquem os conhecimentos trabalhados de forma
competitiva.
JUSTIFICATIVA: Justifica-se o projeto de pesquisa
pelo interesse em contribuir para a melhoria das aulas de Educação Física do
Ensino Fundamental Anos Iniciais no contexto escolar do Instituto Estadual de
Educação Ernesto Alves através de projeto voluntariado superando desafios e
buscando novas possibilidades para o 5º ano.
JOGAR É DIVERTIDO E FAZ BEM!
EXPERIMENTE E PRATIQUE!
MÓDULO IV
Resumos para ANAIS
RESUMOS
PARA ANAIS MOSTRA REGIONAL DE PROJETOS 2017
Escola: Instituto
Estadual de Educação Ernesto Alves - IEEEA
Município: Rio
Pardo - RS
Título do projeto:
Reutilização de PET’s como prática sustentável e empreendedora no contexto
escolar
Autor (es): Larissa Machado dos
Santos, Marcellys Ramos Carvalho, Mariana Alves Hoffmann e Nathaly Figueiredo
Alves.
Professor (es) Orientador (es): Carla
Maria Pinho da Rosa
Resumo: O projeto tem como
tema “Reutilização de PET’s como prática sustentável e empreendedora no
contexto escolar” e tem como problema o seguinte questionamento: A reutilização
do PET pode contribuir na construção de materiais pedagógicos para serem
utilizados no processo de ensino e aprendizagem das crianças? O principal
objetivo do trabalho é reutilizar a PET para a construção de diferentes e
variados materiais pedagógicos, juntamente com os alunos do Ensino Fundamental
Anos Iniciais com o intuito de que os mesmos contribuam no processo de ensino e
aprendizagem. Foram traçados alguns objetivos específicos,
os quais seguem: confecção de brinquedos pedagógicos com PET`s para utilizar
com os alunos nas aulas de Educação Física; oficinas para construção de
materiais de contagem para serem utilizados nas aulas de Matemática; construção
de porta trecos e lixeiras para serem utilizados durante as aulas evidenciando
a importância da organização pessoal e também dos cuidados com o lixo. Justifica-se
o trabalho pelo interesse em sensibilizar as crianças para as questões
ambientais e pedagógicas através do reaproveitamento de PET`s, as quais são
descartadas em grandes quantidades tanto na escola quanto nas residências dos
alunos. Evidencia-se que é possível e importante
reutilizar o PET no contexto escolar buscando novas possibilidades e
alternativas educacionais voltadas para questões ambientais através de práticas
sustentáveis e empreendedoras. A metodologia lúdica pode contribuir para
aprendizagens significativas e um melhor desenvolvimento das crianças, pois
elas têm mais prazer e satisfação durante a realização das propostas de
trabalho. Através de diferentes práticas pode-se sensibilizar as crianças e
despertar o interesse por atividades que as ajudem no dia-a-dia no processo de
ensino e aprendizagem. Destaca-se que o PET é extremamente prejudicial ao meio
ambiente, pois demora cerca de 400 anos para se decompor. Portanto,
compreende-se a necessidade de reutilização não só nas escolas mais também em
casa evitando o desperdício e a poluição. Também a economia e geração de
empregos através da reciclagem. Assim o projeto se traduz em prática
empreendedora com cunho social através de ações sustentáveis.
Palavras-chave: PET`s; reutilização;
sustentável; empreendedora; escolar.
Escola: Instituto Estadual de Educação Ernesto
Alves - IEEEA
Município: Rio Pardo - RS
Título do projeto: Higiene bucal nos
Anos Iniciais
Autor (es): Gabrieli Pereira,
Karolina Palhares e Vanessa Rodrigues
Professor (es) Orientador (es): Carla Maria Pinho da
Rosa
Resumo: A higiene bucal é um
tema importante que muitas vezes não está presente na rotina dos alunos do
Ensino Fundamental Anos Iniciais, Ensino Globalizado - EG, porém é relevante e
necessita ser praticada nas escolas. Pensando nisto, optou-se por desenvolver o
Projeto que tem como tema “Higiene bucal no contexto escolar”. Foi elaborado o
seguinte problema de pesquisa: Como sensibilizar as professoras do Instituto
Estadual de Educação Ernesto Alves a levarem seus alunos para escovar os
dentinhos após o lanche? O objetivo geral do projeto é atuar na escola
promovendo ações de educação preventiva, conscientizando os alunos dos Anos
Iniciais da importância em manter a dentição e a boca saudável, visando a
melhoria na qualidade da saúde bucal dos alunos, gerando melhor qualidade de
vida e bem estar geral. Foram traçados alguns objetivos específicos, os quais
seguem: apresentar as maneiras corretas para a escovação e prevenção de doenças
através de interações na sala de aula; sensibilizar para a importância da
escovação após o lanche escolar com práticas efetivas no contexto escolar;
estimular a participação dos professores e alunos no processo de mudanças e
hábitos saudáveis através de diferentes ações lúdicas. Justifica-se o projeto
de pesquisa pelo interesse em sensibilizar professores e alunos da Instituição
de Ensino Ernesto Alves da importância da higiene bucal desde cedo e
incentivá-los a praticarem a mesma após os lanches no contexto escolar. Sabe-se
que a higiene bucal é considerada a melhor forma de prevenção de cáries,
gengivite, periodontite e outros problemas na boca, além de ajudar a prevenir o
mau hálito e manter um lindo sorriso no rosto. Conscientes disso, foram
planejadas e aplicadas ações pedagógicas favoráveis ao desenvolvimento de
hábitos saudáveis no contexto escolar abrangendo um total de 200 crianças (turno
da manhã e tarde). As mesmas participaram de palestras, teatros e interações
lúdicas nas salas de aula demonstrando sempre muito interesse e contando sobre
suas rotinas relativas a higiene bucal em casa.
Palavras-chave: higiene bucal;
escovação; contexto escolar.
Escola: Instituto Estadual de
Educação Ernesto Alves - IEEEA
Município: Rio Pardo - RS
Título do projeto: A mediação de
leitura como prática empreendedora no contexto escolar
Autor (es): Ariane Josiele de
Brum Silva, Érica Tayná dos Santos, Natalia Baierle Duarte e Wuliana Lopes
Konzen
Professor (es)
Orientador (es): Carla
Maria Pinho da Rosa
Resumo: O projeto tem como
tema “A mediação de leitura como prática empreendedora no contexto escolar” e
como problema o seguinte questionamento: Como incentivar a leitura e
sensibilizar para a importância da mesma no processo de aprendizagem no
contexto escolar? O objetivo geral é despertar e incentivar o interesse das
crianças pela leitura, fazendo com que as mesmas criem o hábito de ler semanalmente
no contexto escolar e também nas suas casas. Foram elaborados alguns objetivos
específicos, os quais seguem: destacar que a leitura pode oportunizar
interações divertidas e diferenciadas através de brincadeiras e sessões
historiadas, onde a imaginação e a criatividade se transformam em elementos
importantes e significativos no processo de aprendizagem; fortalecer a ideia de
que é preciso desde cedo valorizar a leitura, para que a mesma continue na
adolescência e estenda-se à vida adulta, através da parceria do Ensino Médio
Curso Normal, escola e família; exploração da Biblioteca e diferentes contextos
do Instituto de Educação Ernesto Alves para práticas de mediação de leitura. Pelo interesse em realizar a
mediação de leitura no contexto escolar, justifica-se o Projeto. A mediação de leitura
busca introduzir o livro como rotina na vida do leitor. A criança que tem o
hábito da leitura terá mais criatividade, facilidade de se expressar e um amplo
repertório de palavras para se comunicar e começará a ver e compreender o mundo
de forma diferente. Para algumas crianças o estímulo vem de casa com os pais
lendo uma história para dormir ou durante o tempo que estão juntos. A leitura
alimenta a vontade de saber da criança e em seus pensamentos surgirão questionamentos,
sugestões e poderão até mesmo surgir novas histórias através da construção de
novos conhecimentos. A
importância dos educadores em aproximar o estudante da leitura, deve ocorrer de
maneira a mostrar o texto de forma lúdica, evitando cobranças desnecessárias
que possam servir como instrumento negativo no incentivo a mesma. Assim o
mediador se traduz pelo facilitador na relação do aluno com o livro e
encontrar-se-á numa situação privilegiada, pois terá a oportunidade de levar o
leitor a infinitas descobertas através de diferentes e variadas leituras.
Palavras-chave: mediação; leitura;
ludicidade;
empreendedorismo.
Escola: Instituto Estadual de
Educação Ernesto Alves - IEEEA
Município: Rio Pardo - RS
Título do projeto: Práticas desportivas no Ensino Fundamental Anos Iniciais:
desafios e possibilidades no 5º ano.
Autor (es): Clariana França dos Santos
Professor (es)
Orientador (es): Carla
Maria Pinho da Rosa
Resumo: O projeto tem como tema “Práticas desportivas no Ensino
Fundamental Anos Iniciais: desafios e possibilidades no 5º ano” e como problema
o seguinte questionamento: Como oportunizar práticas desportivas que visem a
iniciação no Ensino Fundamental Anos Iniciais, 5º (quinto) ano sendo que os
alunos não têm previsto no Plano de Estudos da Educação Física a prática de desportos
com ênfase às Regras Oficiais, mas os solicitam no decorrer das aulas? O
objetivo principal é oportunizar práticas orientadas na Educação Física que
visem a iniciação desportiva no 5º (quinto) ano do Ensino Fundamental Anos
Iniciais, porque mediante a realidade é preciso analisar e refletir como a
Educação Física está sendo desenvolvida no contexto escolar e buscar
alternativas onde alunos e professores possam interagir e criar espaços com
possibilidade de construção de novos conhecimentos e aquisição de competências
para práticas mais positivas e significativas para a ambos. Sabe-se que a falta
da prática de esportes pelas crianças e adolescentes está aumentando cada dia
mais, com o avanço da tecnologia sendo que as crianças quase não saem de casa
para realizar atividades físicas, e que ao chegar na escola, muitas vezes, não
lhes é oportunizado espaços planejados para tal. Mediante a realidade
considera-se que as crianças necessitam realizar diferentes e variadas
atividades físicas nas aulas de Educação Física para obterem melhores condições
de saúde e para que não cheguem no Ensino Fundamental Anos Finais sem nenhuma
experiência de prática orientada/dirigida, o que dificultará o trabalho do
professor do componente curricular em questão. Um projeto de voluntariado para
introduzir as crianças nas práticas desportivas desde 5º ano seria viável e
positivo para o processo de ensino e aprendizagem contribuindo
significativamente para o desenvolvimento cognitivo, físico e mental dos
alunos. Então, justifica-se o projeto de pesquisa pelo inteFiresse em
contribuir para a melhoria das aulas de Educação Física do Ensino Fundamental
Anos Iniciais no contexto escolar através de projeto voluntariado superando
desafios e buscando novas possibilidades para o 5º ano.
Palavras-chave:
Ensino Fundamental Anos Iniciais;
prática desportiva; 5º ano; Educação Física.
II MOSTRA REGIONAL DE PROJETOS - 6 CRE
29 NOV. 2017
PARQUE DA OKTOBERFEST
SANTA CRUZ DO SUL - RS
|
PROJETOS PREMIADOS DO CURSO NORMAL - IEEEA
1 Reutilização de PET’s como prática sustentável e empreendedora no contexto escolar
2 Práticas desportivas no Ensino Fundamental Anos Iniciais: desafios e possibilidades no 5º ano
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