PROJETOS E EDUCOMUNICAÇÃO
Início em: 08/04/2016
Auditório e LABIN do IEE Ernesto Alves
ENSINO MÉDIO CURSO NORMAL - EMCN
100h (33h Presenciais + 67 EaD)
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Mostra Regional - Santa Cruz do Sul/RS
26/10/2016
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ENSINO MÉDIO CURSO NORMAL - EMCN
100h (33h Presenciais + 67 EaD)
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Mostra Interna na Instituição de Ensino
01/09/2016
Mostra na Escola Polo - Ernesto Alves
23/09/2016
01/09/2016
Mostra na Escola Polo - Ernesto Alves
23/09/2016
Mostra Regional - Santa Cruz do Sul/RS
26/10/2016
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FÓRUM 1
Re: Fórum 1
A Resolução, Nº4, de 13 de Julho de 2010 que “Define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica” traz consigo diferentes e importantes abordagens que objetivam melhorias e a busca por qualidade da Educação no Brasil. A aplicabilidade da mesma tem ocorrido de forma gradativa, com esforços significativos em prol de resultados positivos no contexto escolar, o qual se traduz pela diversidade e procura investir e desempenhar, através de variadas práticas pedagógicas, papéis que verdadeiramente possam fazer a diferença e valorizar não somente a Escola em si, mas dar sentido a tudo e a todos que dela fazem parte, direta ou indiretamente. Implica em grandes desafios, pois sua abordagem não se restringe a apenas um assunto, mas a um conjunto que precisa mobilizar e articular diferentes conhecimentos para conquistar com responsabilidade interações mais verdadeiras e significativas nas diferentes áreas do conhecimento atingindo a todos os segmentos da comunidade escolar. Muitas conquistas podem ser registradas, porém temos muito a fazer, ainda!
ATIVIDADE 1
Instituto Estadual de Educação Ernesto Alves
6ª CRE -
Elaboração de Projetos e Educomunicação - Ensino Médio
Atividade
1 - Educomunicação
Carla Mª Pinho da Rosa
Rio Pardo / RS
Maio - 2016
Educomunicação
Implantada através
de aulas de geografia, a educomunicação é a forma de educar através da
utilização dos recursos de mídia (câmeras filmadoras, câmeras fotográficas,
gravadores de som, computador, etc.), com o objetivo de desenvolver um trabalho
coletivo de vídeodocumentários.
Não há o que se
falar do sucesso dessas aulas, pois crianças e adolescentes se fascinam com o
mundo digital, podendo estender suas técnicas de produção de filmes e edições
de imagens, que já fazem muito bem.
A Educomunicação é
conceituada como o “método de ensino no qual a comunicação em massa e a mídia
em geral são usadas como elemento de educação. É também um campo de
convergência entre a educação e outras ciências humanas, que começou a surgir a
partir dos anos 70, pela Escola de Comunicação e Artes da USP (Universidade de
São Paulo)”.
O grande desafio
da educomunicação é fazer os alunos colocarem a mão na massa, produzindo
materiais de qualidade sobre os conteúdos abordados. Por exemplo, sobre a
degradação ambiental, os alunos improvisam filmagens dos pontos da cidade em
que isso acontece, montam os vídeos fazendo as devidas formatações e terminam
propondo como gostariam que fosse aquele local, com sugestões que a população
pode adotar para a preservação do ambiente.
Através do
trabalho desenvolvido pela educomunicação, os professores conseguem resgatar o
centro de interesse dos alunos, que antes se mostravam desmotivados diante do
processo de aprendizagem, pois saem da mesmice da sala de aula, desenvolvendo
um processo dinâmico e prazeroso.
A educomunicação acompanha
os fatos do cotidiano, muito além dos livros didáticos. O surgimento da gripe
suína, pó exemplo, não está registrado nos livros, mesmo os mais atualizados.
Com isso, os estudantes têm a oportunidade de abordarem temas sociais, de forma
crítica, utilizando recursos muito mais interessantes e inteligentes do que os
utilizados em sala de aula.
Desenvolvem
pesquisas sobre diversos assuntos, fazem entrevistas, fotografam, filmam,
enfim, registram tudo aquilo que consideram interessante para depois editarem
os filmes, montarem jornais, panfletos educativos, fazendo da aprendizagem um
recurso para difundir o conhecimento adquirido.
Os temas abordados
podem variar de acordo com a disciplina, como: meio ambiente, escassez e
desperdício de água, causas indígenas, matemática e física aplicadas no dia a
dia, geografia, história, línguas, informática, etc. Com isso, as escolas podem
desenvolver um projeto anual, envolvendo todas as disciplinas, com a
participação de todas as turmas, a fim de retratar algum assunto importante
para a população.
Segundo Ismar de
Oliveira Soares, jornalista e doutor em comunicação pela ECA/USP, com
pós-doutorado na Marquette University, Estados Unidos, coordenador e fundador
do Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo (NCE/USP),
precursor da educomunicação no Brasil, o trabalho docente voltado para as
práticas de utilização de recursos da mídia, torna os alunos críticos diante
dos fatos sociais e dos meios de comunicação, “transformando o espaço escolar
num grande espaço para a produção de rádio, música, revista, jornal, teatro,
através de um processo democrático”. Mas é necessário “que os conceitos sejam
produzidos de forma coerente com a verdade científica e coerente com os anseios
da cidadania, associando-os. Isso é educomunicação.”
Se o grande
objetivo da humanidade é salvar o planeta, diante do processo de degradação
ambiental a que este vem sofrendo, a educomunicação pode propagar as práticas
que favoreçam a consciência coletiva, através de pequenas ações promovidas por
crianças e adolescentes.
O sucesso dessa
forma de trabalho é tão grande que a USP lançou um projeto para transformar a
educomunicação em licenciatura, já a partir de 2010, sendo que o governo da
Bahia oferece formação na área, para os professores das redes públicas de
ensino da região.
Mãos à obra: luz,
câmera, educAÇÃO!
Por Jussara de
Barros
Graduada em
Pedagogia
Equipe Brasil
Escola
REFERÊNCIA
BARROS, Jussara de.
Graduada em Pedagogia. Equipe Brasil Escola. Disponível em: .
Acesso em: 04 maio 2016.
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