sexta-feira, 10 de julho de 2015

FANZINES


Foi proposto aos participantes do Curso RA a produção de Fanzines com seus alunos nas Escolas.

Realizei a proposta com as Turmas do Ensino Médio Curso Normal: 101, 201 e 301.

Os alunos gostaram do desafio e produziram Fanzines com diferentes e variados assuntos. Porém , a maioria optou por temas relacionados à Educação Física e Educação.

Foi apresentado um vídeo sobre produção de Fanzines no LABIN da Escola e posteriormente se iniciou as produções em sala de aula e sala da Educação Física, sendo que os alunos continuaram seus trabalhos em casa, apresentando-os nos prazos combinados.

Para finalizar a proposta os Fanzines das três Turmas serão expostos e socializados no ambiente escolar. Para tal será organizado um Varal de Fanzines


Confira registros do trabalho no Blog


 





O Trabalho com Varal de Fanzines foi realizado na Biblioteca do EA
16/07/2015






Diferentes autores e muitos livros estão nas Bibliotecas das Escolas...

Que tal oportunizar um espaço para as produções dos alunos?

Sabe-se que incentivar a leitura e escrita é fundamental no processo de aprendizagem 
e o Fanzine pode se traduzir como um recurso interessante, divertido e eficaz...


... NOSSOS FANZINES ...




domingo, 5 de julho de 2015

2.4 Reflexões sobre a participação em redes


Fórum: Compartilhando experiências de uso de redes sociais


Conheci e ingressei nas redes sociais a partir do interesse pessoal e, em algumas, incentivada pela participação em cursos de informática. Já auxiliei e incentivei muitos colegas de Escola e amigos a utilizaram diferentes redes sociais e também softwares educacionais. Tive a oportunidade de desenvolver um projeto de inclusão digital na Escola em que trabalho, quando o assunto era pouco abordado e a utilização de computadores e internet eram restritos no contexto escolar. Destaco que o mesmo oportunizou o ingresso de muitos professores, alunos e até pais na informática.
Realizo diferentes atividades apoiadas pela internet e procuro sempre socializar meus conhecimentos com os alunos através de atividades nos componentes curriculares que sou titular. Não tenho uma atividade preferida. Destaco o uso da internet para pesquisas, Blogs, e-mail, WhatsApp e Facebook, os quais utilizo efetivamente.

Os diferentes recursos tecnológicos podem facilitar práticas educativas e as tornarem mais significativas à medida que professores e alunos acreditarem e se conscientizarem do seu potencial para tal e não apenas como forma de diversão e entretenimento. Procuro utilizar diferentes e variados recursos tecnológicos da era digital no meu trabalho e na vida pessoal, pois acredito que os mesmos facilitam e contribuem no processo de aprendizagem dos indivíduos. Não tenho críticas apenas questionamentos que me inquietam mediante algumas posturas no contexto escolar. E, também, algumas insatisfações frente às políticas públicas que temos no país.

Nas minhas práticas existe o cuidado com questões de segurança e privacidade de informações na rede. Procuro sempre cuidar o que proponho aos meus alunos e explicar de que forma e porque estamos realizando tais atividades. Também, apresento os recursos, suas possibilidades e em grupo analisamos os benefícios. Então, optamos ou não por utilizá-los. Geralmente, as propostas são bem aceitas e utilizadas observando as questões de segurança e privacidade.

A utilização de AVA’s no processo de aprendizagem é muito positivo e importante, pois permite interações significativas em ambientes específicos e também possibilita a utilização de muitos outros recursos digitais através de diferentes tarefas, sendo que cada recurso tem características próprias que se diferenciam e facilitam o desenvolvimento das mesmas.

A comunidade Virtual que estamos utilizando no Ambiente e-Proinfo permite a formação e aproximação de pessoas com os mesmos interesses gerenciados por um determinado órgão da área da educação, que tem como principal objetivo desenvolver propostas de trabalhos voltados à educação apoiadas pelas tecnologias digitais. Os participantes dos cursos ofertados estão fazendo a diferença nos seus contextos escolares e contribuindo para uma educação de qualidade que atrai o aluno e modifica práticas educativas.

sexta-feira, 3 de julho de 2015

2.2 Cultura das Redes

UNIDADE 2
ATIVIDADE 2.2

CULTURA DAS REDES
MAPEAMENTOS FUNDAMENTAIS
DIÁLOGOS SOBRE GERAÇÕES



.........................................................................................................................

QUESTÕES QUE INQUIETAM E MOBILIZAM 
PARA REFLEXÕES E DIÁLOGOS


 

Quem são esses sujeitos que estão nascendo e crescendo em uma cultura altamente tecnificada?









De que forma as tecnologias estruturam seus modos de agir, de se relacionar, de aprender?










Quais diferenças são mais perceptíveis, se comparadas com as gerações anteriores?








Quais prejuízos são observados? De que forma a família e a escola estão lidando com essas questões?





Quais qualidades e comportamentos benéficos lhes são característicos? Os benefícios estão sendo reconhecidos e valorizados?




.........................................................................................................................


Estas questões são frequentemente discutidas em sala de aula, nos componentes curriculares que sou titular e a partir da compreensão de que as tecnologias digitais fazem parte dos contextos nos quais circulamos, é impossível então negar sua existência e se torna necessário refletir sobre as mesmas e adequá-las de forma consciente as nossas rotinas. 

A Escola não pode deixar de lado o uso dos recursos tecnológicos no processo de ensino e aprendizagem e deve inseri-los de forma gradativa facilitando através das mesmos a aprendizagem significativa de seus alunos e professores. 

Sabe-se que muitas famílias procuram investir na aquisição de novas tecnologias (tablets, computadores, smartphones, celulares, internet) e, também, por esse motivo é preciso que a Escola fique atenta para que o ambiente escolar acompanhe os novos comportamentos e oportunize de igual forma a utilização para informação, comunicação e aprendizagem através das tecnologias digitais, procurando torna-se mais atrativa e menos obsoleta.

A tarefa não é simples e fácil. Mas, diariamente evidencia-se possibilidades que pontuam um cenário mais coerente com as características das diferentes gerações que convivem nesta era. Supera-se muitos obstáculos para conquistar ambientes favoráveis onde crianças, adolescentes e adultos convivam em harmonia e se sintam motivados para aprender juntos.

Assim, eu e meus alunos vivenciamos as novidades tecnológicas da era digital procurando somar e desenvolver os conhecimentos do Plano de Estudos aos recursos digitais disponíveis na Escola (público) e em nossas casas (pessoais). Estamos adquirindo novas competências e conquistando bons resultados com projetos amparados pelas tecnologias digitais.

Destaco que muitos alunos ainda não têm computadores e acesso à internet. O que nos leva sempre a refletir sobre igualdade de condições e a termos prudência e compreensão mediante propostas de trabalhos. A tentativa é flexibilizar e viabilizar para que todos possam se integrar e apresentar crescimento através de atividades simples, porém significativas.


Recursos utilizados no Ensino Médio Curso Normal

Blog's da Educação Física e Didática da Educação Física


Grupo Facebook

Grupo no Whatsapp



Recursos utilizados no Projeto Banda dos Dragões

Blog do Corpo de Base

Grupo no Facebook

Grupo no Whatsapp



Obs.: Registro a utilização de variados softwares e apps para desenvolver diferentes propostas de trabalho no intuito de contribuir no processo de aprendizagem sobre mídias digitais. Também, a utilização do LABIN da Escola, sempre que possível o agendamento e a tentativa de trabalho interdisciplinar.





 - Imagens disponíveis no Google Imagens -