UNIDADE 2
ATIVIDADE 2.2
ATIVIDADE 2.2
MAPEAMENTOS FUNDAMENTAIS
DIÁLOGOS SOBRE GERAÇÕES
QUESTÕES QUE INQUIETAM E MOBILIZAM
PARA REFLEXÕES E DIÁLOGOS
Quem são esses sujeitos que estão nascendo e crescendo em uma cultura altamente tecnificada?






De que forma as tecnologias estruturam seus modos de agir, de se relacionar, de aprender?



Quais diferenças são mais perceptíveis, se comparadas com as gerações anteriores?


Quais prejuízos são observados? De que forma a família e a escola estão lidando com essas questões?



Quais qualidades e comportamentos benéficos lhes são característicos? Os benefícios estão sendo reconhecidos e valorizados?



.........................................................................................................................
Estas questões são frequentemente discutidas em sala de aula, nos componentes curriculares que sou titular e a partir da compreensão de que as tecnologias digitais fazem parte dos contextos nos quais circulamos, é impossível então negar sua existência e se torna necessário refletir sobre as mesmas e adequá-las de forma consciente as nossas rotinas.
A Escola não pode deixar de lado o uso dos recursos tecnológicos no processo de ensino e aprendizagem e deve inseri-los de forma gradativa facilitando através das mesmos a aprendizagem significativa de seus alunos e professores.
Sabe-se que muitas famílias procuram investir na aquisição de novas tecnologias (tablets, computadores, smartphones, celulares, internet) e, também, por esse motivo é preciso que a Escola fique atenta para que o ambiente escolar acompanhe os novos comportamentos e oportunize de igual forma a utilização para informação, comunicação e aprendizagem através das tecnologias digitais, procurando torna-se mais atrativa e menos obsoleta.
A tarefa não é simples e fácil. Mas, diariamente evidencia-se possibilidades que pontuam um cenário mais coerente com as características das diferentes gerações que convivem nesta era. Supera-se muitos obstáculos para conquistar ambientes favoráveis onde crianças, adolescentes e adultos convivam em harmonia e se sintam motivados para aprender juntos.
Assim, eu e meus alunos vivenciamos as novidades tecnológicas da era digital procurando somar e desenvolver os conhecimentos do Plano de Estudos aos recursos digitais disponíveis na Escola (público) e em nossas casas (pessoais). Estamos adquirindo novas competências e conquistando bons resultados com projetos amparados pelas tecnologias digitais.
Destaco que muitos alunos ainda não têm computadores e acesso à internet. O que nos leva sempre a refletir sobre igualdade de condições e a termos prudência e compreensão mediante propostas de trabalhos. A tentativa é flexibilizar e viabilizar para que todos possam se integrar e apresentar crescimento através de atividades simples, porém significativas.
Recursos utilizados no Ensino Médio Curso Normal
Blog's da Educação Física e Didática da Educação Física
Blog's da Educação Física e Didática da Educação Física
Recursos utilizados no Projeto Banda dos Dragões
Blog do Corpo de Base
Grupo no Facebook
Grupo no Whatsapp
Obs.: Registro a utilização de variados softwares e apps para desenvolver diferentes propostas de trabalho no intuito de contribuir no processo de aprendizagem sobre mídias digitais. Também, a utilização do LABIN da Escola, sempre que possível o agendamento e a tentativa de trabalho interdisciplinar.

- Imagens disponíveis no Google Imagens -
Nenhum comentário:
Postar um comentário