domingo, 7 de junho de 2015

1.5 - Reflexões sobre práticas pedagógicas

e-Proinfo
 
Questões para reflexões
 
• Qual a sua postura frente ao erro?
• Como você age frente aos erros e equívocos dos seus alunos? Você concorda que errar seja parte integrante e importante do processo de aprendizagem?
• E perante aos seus equívocos e incompletudes? Como você reage quando desconhece determinado assunto que os alunos questionam? Ou quando os alunos trazem informações que descortinam aspectos conflitantes com o que você trabalhou com a turma? 

 


Cursista
 
Encaro o erro como parte do processo de aprendizagem dos indivíduos. 

Frente aos erros e equívocos dos meus alunos procuro manter a calma, orientá-los para refletirem sobre os mesmos e também para investirem na busca por melhores resultados, pois acredito que “errar seja parte integrante e importante do processo de aprendizagem.” 


Frente aos meus equívocos e incompletudes procuro agir com naturalidade, pois sei que errar faz parte da aprendizagem e que nenhum ser humano é detentor de todos os conhecimentos. Errar leva a reflexão e conduz para a busca pelo o que é certo ou mais adequado. O processo que leva ao acerto torna aquele assunto mais significativo. Quando percebo que desconheço determinado assunto que os alunos questionam, “jogo limpo” e busco com a ajuda deles ou sozinha as respostas de que precisamos. Assim como os erros, os conflitos fazem parte do processo, pois não existem verdades absolutas e os questionamos fazem parte das relações e movem o mundo. O importante é encontrar um ponto de equilíbrio evidenciando ética e respeito. 


1.4 - Cibercultura e Ciberespaço


Compreendo cibercultura como a expressão da comunicação em rede apoiada pelas tecnologias digitais, ou seja, a cultura da comunicação virtual através de computadores ou dispositivos móveis, apoiada principalmente pela internet. Ocorre em ciberespaços que traduzem os ambientes onde àqueles que utilizam diferentes e variadas tecnologias navegam, se encontram e comunicam conforme interesses.




E você, já vivencia esta cultura na vida pessoal e profissional?
Quais ciberespaços frequenta? 





Evoluimos significativamente!

O que mais inventaremos e construiremos para nos comunicarmos?

Talvez coisas que nem conseguimos imaginar hoje!

Mas, certamente vivenciaremos muitos recursos inovadores!


 

Atividade 1.4 - Reflexões sobre cenário de mudanças

e-Proinfo
 
Na sua opinião, de que forma mídias como televisão, jogos e Internet, modificaram as formas de agir e pensar de crianças e jovens da atualidade? Quais as implicações dessas mudanças na relação com as gerações anteriores (pais, educadores)? Como você percebe que essas mudanças estão a impactar o cotidiano das nossas escolas?


Cursista 

  A televisão, os jogos e a internet modificaram e continuam modificando as formas de agir e pensar de crianças e jovens da atualidade evidenciando características de uma nova era onde as tecnologias digitais se destacam e evidenciam uma geração conectada que utiliza desde computadores em suas residências até dispositivos móveis para manter-se atualizada, compartilhar, curtir, comentar, postar, etc. O interesse pelas novidades tecnológicas e a utilização das mesmas é fator constante sendo que pontos positivos e negativos se destacam nesta relação. Percebe-se uma geração imediatista, muitas vezes superficial, com dificuldades de concentração nos momentos onde as tecnologias não estão presentes e muitos apresentando dependência das mesmas de forma a preocupar. A educação precisa na sociedade da informação e comunicação, direcionar, filtrar e orientar o uso dos diferentes e variados recursos tecnológicos de forma mais consciente para obter melhores resultados no que diz respeito ao processo de aprendizagem.
  As mudanças que estão ocorrendo implicam em revisão de conceitos e de adaptações ao novo cenário. Essa situação causa, muitas vezes, conflitos mediante interesses e costumes de indivíduos com idades diferentes. Mas,  nem sempre evidencia problema, podendo se traduzir em novas possibilidades para as distintas gerações.
  As novidades tecnológicas e as mudanças de comportamentos estão transformando o cotidiano escolar, o que não poderia ser diferente, pois a Escola é o reflexo dos comportamentos dos indivíduos que constituem a sociedade. Creio que a palavra “impactar” possa ser utilizada no sentido de contextualizar e transformar fazendo a Escola parar,  pensar e repensar suas práticas pedagógicas mediante tantos e variados recursos tecnológicos que oportunizam aprender. Retroceder não é possível, avançar é necessário, por isso aprender é palavra-chave para conquistar resultados.



Comentários sobre as postagens dos Colegas

Elaci, também acredito que a informática educativa pode contribuir significativamente e se tornar uma aliada no processo de aprendizagem das crianças e jovens sendo fundamental o acompanhamento e orientação do professor que se torna um mediador e que precisa estar preparado mediante os variados recursos tecnológicos desta nova era, portanto consciente de que é necessário investir em formação continuada sempre.