e-Proinfo
Na sua opinião, de que forma mídias como televisão, jogos e Internet, modificaram as formas de agir e pensar de crianças e jovens da atualidade? Quais as implicações dessas mudanças na relação com as gerações anteriores (pais, educadores)? Como você percebe que essas mudanças estão a impactar o cotidiano das nossas escolas?
Na sua opinião, de que forma mídias como televisão, jogos e Internet, modificaram as formas de agir e pensar de crianças e jovens da atualidade? Quais as implicações dessas mudanças na relação com as gerações anteriores (pais, educadores)? Como você percebe que essas mudanças estão a impactar o cotidiano das nossas escolas?
Cursista
A televisão, os jogos e a internet modificaram e continuam modificando as formas de agir e pensar de crianças e jovens da atualidade evidenciando características de uma nova era onde as tecnologias digitais se destacam e evidenciam uma geração conectada que utiliza desde computadores em suas residências até dispositivos móveis para manter-se atualizada, compartilhar, curtir, comentar, postar, etc. O interesse pelas novidades tecnológicas e a utilização das mesmas é fator constante sendo que pontos positivos e negativos se destacam nesta relação. Percebe-se uma geração imediatista, muitas vezes superficial, com dificuldades de concentração nos momentos onde as tecnologias não estão presentes e muitos apresentando dependência das mesmas de forma a preocupar. A educação precisa na sociedade da informação e comunicação, direcionar, filtrar e orientar o uso dos diferentes e variados recursos tecnológicos de forma mais consciente para obter melhores resultados no que diz respeito ao processo de aprendizagem.
As mudanças que estão ocorrendo implicam em revisão de conceitos e de adaptações ao novo cenário. Essa situação causa, muitas vezes, conflitos mediante interesses e costumes de indivíduos com idades diferentes. Mas, nem sempre evidencia problema, podendo se traduzir em novas possibilidades para as distintas gerações.
As novidades tecnológicas e as mudanças de comportamentos estão transformando o cotidiano escolar, o que não poderia ser diferente, pois a Escola é o reflexo dos comportamentos dos indivíduos que constituem a sociedade. Creio que a palavra “impactar” possa ser utilizada no sentido de contextualizar e transformar fazendo a Escola parar, pensar e repensar suas práticas pedagógicas mediante tantos e variados recursos tecnológicos que oportunizam aprender. Retroceder não é possível, avançar é necessário, por isso aprender é palavra-chave para conquistar resultados.
Comentários sobre as postagens dos Colegas
Elaci, também acredito que a informática educativa pode contribuir significativamente e se tornar uma aliada no processo de aprendizagem das crianças e jovens sendo fundamental o acompanhamento e orientação do professor que se torna um mediador e que precisa estar preparado mediante os variados recursos tecnológicos desta nova era, portanto consciente de que é necessário investir em formação continuada sempre.
A televisão, os jogos e a internet modificaram e continuam modificando as formas de agir e pensar de crianças e jovens da atualidade evidenciando características de uma nova era onde as tecnologias digitais se destacam e evidenciam uma geração conectada que utiliza desde computadores em suas residências até dispositivos móveis para manter-se atualizada, compartilhar, curtir, comentar, postar, etc. O interesse pelas novidades tecnológicas e a utilização das mesmas é fator constante sendo que pontos positivos e negativos se destacam nesta relação. Percebe-se uma geração imediatista, muitas vezes superficial, com dificuldades de concentração nos momentos onde as tecnologias não estão presentes e muitos apresentando dependência das mesmas de forma a preocupar. A educação precisa na sociedade da informação e comunicação, direcionar, filtrar e orientar o uso dos diferentes e variados recursos tecnológicos de forma mais consciente para obter melhores resultados no que diz respeito ao processo de aprendizagem.
As mudanças que estão ocorrendo implicam em revisão de conceitos e de adaptações ao novo cenário. Essa situação causa, muitas vezes, conflitos mediante interesses e costumes de indivíduos com idades diferentes. Mas, nem sempre evidencia problema, podendo se traduzir em novas possibilidades para as distintas gerações.
As novidades tecnológicas e as mudanças de comportamentos estão transformando o cotidiano escolar, o que não poderia ser diferente, pois a Escola é o reflexo dos comportamentos dos indivíduos que constituem a sociedade. Creio que a palavra “impactar” possa ser utilizada no sentido de contextualizar e transformar fazendo a Escola parar, pensar e repensar suas práticas pedagógicas mediante tantos e variados recursos tecnológicos que oportunizam aprender. Retroceder não é possível, avançar é necessário, por isso aprender é palavra-chave para conquistar resultados.
Comentários sobre as postagens dos Colegas
Elaci, também acredito que a informática educativa pode contribuir significativamente e se tornar uma aliada no processo de aprendizagem das crianças e jovens sendo fundamental o acompanhamento e orientação do professor que se torna um mediador e que precisa estar preparado mediante os variados recursos tecnológicos desta nova era, portanto consciente de que é necessário investir em formação continuada sempre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário