Questões para reflexões
• Qual a sua postura frente ao erro?
• Como você age frente aos erros e equívocos dos seus alunos? Você concorda que errar seja parte integrante e importante do processo de aprendizagem?
• E perante aos seus equívocos e incompletudes? Como você reage quando desconhece determinado assunto que os alunos questionam? Ou quando os alunos trazem informações que descortinam aspectos conflitantes com o que você trabalhou com a turma?
Cursista
Encaro o erro como parte do processo de aprendizagem dos indivíduos.
Frente aos erros e equívocos dos meus alunos procuro manter a calma, orientá-los para refletirem sobre os mesmos e também para investirem na busca por melhores resultados, pois acredito que “errar seja parte integrante e importante do processo de aprendizagem.”

Frente aos meus equívocos e incompletudes procuro agir com naturalidade, pois sei que errar faz parte da aprendizagem e que nenhum ser humano é detentor de todos os conhecimentos. Errar leva a reflexão e conduz para a busca pelo o que é certo ou mais adequado. O processo que leva ao acerto torna aquele assunto mais significativo. Quando percebo que desconheço determinado assunto que os alunos questionam, “jogo limpo” e busco com a ajuda deles ou sozinha as respostas de que precisamos. Assim como os erros, os conflitos fazem parte do processo, pois não existem verdades absolutas e os questionamos fazem parte das relações e movem o mundo. O importante é encontrar um ponto de equilíbrio evidenciando ética e respeito.
Frente aos erros e equívocos dos meus alunos procuro manter a calma, orientá-los para refletirem sobre os mesmos e também para investirem na busca por melhores resultados, pois acredito que “errar seja parte integrante e importante do processo de aprendizagem.”

Frente aos meus equívocos e incompletudes procuro agir com naturalidade, pois sei que errar faz parte da aprendizagem e que nenhum ser humano é detentor de todos os conhecimentos. Errar leva a reflexão e conduz para a busca pelo o que é certo ou mais adequado. O processo que leva ao acerto torna aquele assunto mais significativo. Quando percebo que desconheço determinado assunto que os alunos questionam, “jogo limpo” e busco com a ajuda deles ou sozinha as respostas de que precisamos. Assim como os erros, os conflitos fazem parte do processo, pois não existem verdades absolutas e os questionamos fazem parte das relações e movem o mundo. O importante é encontrar um ponto de equilíbrio evidenciando ética e respeito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário