domingo, 9 de agosto de 2015

Comunidade de Prática

Utilizo diariamente diferentes ambientes virtuais. Navegar é prática constante e faz parte da rotina tanto profissional como pessoal. Porém, não utilizo muito as redes sociais para postar informações de minha pessoal. Utilizo profissionalmente ambientes que contribuem no processo de aprendizagem dos alunos tendo um retorno significativo. Quando participo de cursos, leio sempre as postagens e realizo comentários quando pertinentes. Destaco que procuro sempre retornar aos contatos o que foi pautado. Netiqueta é preciso lembrar sempre!

Wenger (2006) “explica que comunidades de prática são grupos de pessoas que compartilham uma mesma paixão por alguma atividade que fazem e à medida que interagem regularmente desenvolvem aprendizagens que lhes permite aprimoramentos nessas ações”. Para ele três requisitos básicos devem ser observados para que um grupo, presencial ou online possa ser considerado uma comunidade de prática: o domínio, a comunidade e a prática. 
A Comunidade de Prática “designa um grupo de pessoas que se unem em torno de um mesmo tópico ou interesse. Essas pessoas trabalham juntas para achar meios de melhorar o que fazem, ou seja, na resolução de um problema na comunidade ou no aprendizado diário, através da interação regular. O termo foi criado por Etienne Wenger em conjunto com Jean Lave em 1991.”

Características básicas que definem um grupo como uma comunidade de prática:
  • O domínio - O membro precisa ter uma identidade definida pelo interesse compartilhado. Ser membro significa um compromisso com o grupo e competências que diferem seus membros de outras pessoas. 
  • A comunidade - Precisa proporcionar interação. Para Wenger, o aprender é um ato social. As pessoas na comunidade de prática são atores que buscam juntas, formas de superar um problema. 
  • A prática - Os membros de uma comunidade de prática desenvolvem um repertório de experiências, histórias e ferramentas, as quais os qualificam para enfrentar certas situações que se tornem recorrentes.

Assim creio que participo de algumas comunidades, mas não de forma intensa e com algumas limitações nas interações e práticas. 
Cito: Blogs, Facebook, AVA’s - RA e WhatsApp.




REFERÊNCIAS
https://pt.wikipedia.org/wiki/Comunidade_de_pr%C3%A1tica
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiaE5GYmI8-O8R4gs7tDMupWaXDnspyPsS98-X-SrbS8JwQmdNf5t6YsgBnaVnepZbYMyg9PpcsoJ6l181sSlYAjIuOdgeM4LSqcOMpVsRCbhnhc6rxSz8WtAilEBZS7FEhtSO-_SE-Gns/s1600/162113301_27DEZ05+Logo+Comun+de+Pratica.JPG 
http://image.slidesharecdn.com/cdp-1225638186004237-9/95/comunidades-de-pratica-11-728.jpg?cb=1226157346
Guia do Cursista RA 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário