
A conduta de bloquear o uso das mídias sociais na escola é necessária? É suficiente? A questão "conduta da escola frente ao uso das mídias sociais" é certamente um dos grandes desafios enfrentados por grande parte das escolas na atualidade. A postura, em geral, especialmente em relação ao uso de redes sociais, tende a ser a proibição, devido ao receio, em certa medida legítimo, de uso inadequado desses recursos, o que poderia acarretar desde a simples dispersão dos objetivos didáticos até situações graves como bullying, exposição à pedofilia, entre outros riscos. Em conformidade com essa postura de cautela e prudência, em nossos estudos e experimentações demos preferência aos espaços educativos oferecidos pelo Ministério da Educação, como o Portal do Professor. Nas atividades desenvolvidas, tivemos um foco especial no Portal do Estudante, por ser um recurso bastante recente, e projetado com um desenho de interação em sintonia com as mídias sociais atuais. Contudo, você deve ter observado que buscamos ampliar horizontes e também incluímos indicações e sugestões para professores que utilizam redes sociais abertas como o Facebook. Nossa decisão se pautou na constatação do explosivo crescimento no uso dessa rede no Brasil. E você, o que pensa sobre a questão de bloqueio de redes sociais nas Escolas?
Acredito que não é preciso “a conduta de bloquear o
uso das mídias sociais na Escola”. É necessário que os alunos e professores
despertem para o uso consciente e adequado no contexto escolar bem como na vida
pessoal. O assunto é polêmico e gera críticas e opiniões divergentes. Mas, não
é através da proibição que a Escola vai avançar nesta questão. Ela é espaço
para dialogar, refletir e aprender. Portanto, é necessário criar espaços para
que os indivíduos compreendam os recursos tecnológicos disponíveis e como
devem ser utilizados tirando o melhor proveito para suas vidas. A tarefa não é
fácil, mas é possível. Basta tentar e praticar através de bons exemplos e
oportunidades. Destaco a proibição do uso de celulares nas salas. O que me
inquieta, pois muitas vezes o aparelho do aluno é melhor, tecnologicamente
falando, que os computadores do LABIN dispondo de uma internet veloz, o que
facilita na hora de realizar as atividades propostas. Então, porque não
permitir o uso? Basta saber orientar e
conduzir a aula. Aproximar as práticas pedagógicas aos recursos tecnológicos da
era digital faz com que os alunos demonstrem interesse, pois aproxima o
contexto com a sua realidade diária facilitando até mesmo as relações
interpessoais.


Nenhum comentário:
Postar um comentário